quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

GARRA NEGRA, O MONSTRO DE ITU

Retrato falado do estuprador feito meses antes da prisão

Foto do estuprador após a prisão


Maníaco estuprava e barbariza mulheres na cidade em pleno dia

O crime violento ocorrido em Itu naquela semana de janeiro, de 2007, tinha todos os elementos de um filme policial: Uma vítima indefesa, um psicopata frio e calculista, suspense e muito terror. Mas, para espanto da população ituana, não se trata de mais um sucesso do cinema, e sim de um caso assustadoramente real.
Uma semana antes, trabalhando como repórter policial do Jornal Folha da Cidade noticiei com exclusividade que um maníaco atacou uma mulher em pleno centro da cidade, nas proximidades da praça Conde de Parnaíba.
A vítima, que foi atacada durante a noite, só não foi violentada pelo maníaco, porque lutou com ele com todas as suas forças e conseguiu fugir após desferir um chute nas partes intimas do criminoso. Mas não escapou ilesa, levou uma estiletada e ficou com vários hematomas e escoriações. O maníaco foi descrito pela vítima como um homem com idade entre 30 e 40 anos, cabelos grisalhos, aparentando luzes, pele parda, 1,65 de altura aproximadamente, barba e bigode no estilo cavanhaque, forte e meio barrigudo. Usava um Escort branco, com placas de Porto Feliz.
Na manhã da última segunda-feira, cinco dias após a tentativa frustrada de estupro, um elemento com as mesmas características violentou uma mulher em um matagal da cidade.
A vítima, que tem o mesmo padrão da anterior (mulher branca, magra, aparência de pessoa humilde, com idade entre 25 e 30 anos) estava em uma lanchonete do centro, separando alguns currículos para distribuir quando foi abordada pelo elemento, que iniciou uma conversa mais ou menos assim: “desculpe chegar assim, mas notei que você está procurando emprego. Eu moro com minha mãe aqui no centro e estamos precisando de uma empregada pra trabalhar meio período. Somos só nos dois (ele e a mãe) e a casa é pequena, dá pra você fazer em meio período. Pago 400 reais, dou cesta básica e vale transporte. Interessa pra você?”
Bem vestido, bom de conversa, olhando fixamente nos olhos e aparentando muita sinceridade, em pouco tempo o elemento, que até então não despertava suspeita alguma, ganhou a confiança da mulher. Ele falou que morava perto da lanchonete onde estavam (que está situada em plena rua Floriano Peixoto) e convidou a vítima para ir ver a residência e já conhecer sua mãe para acertarem o emprego.
Acreditando na sinceridade do elemento, a mulher que tem filhos pequenos para tratar, muita necessitada do trabalho, aceitou ir ver a casa onde possivelmente iria começar a trabalhar.
O elemento disse que estava com o carro logo ali do lado e não iriam a pé para chegarem rápido.
A vítima, e o até então insuspeito empregador, entraram no automóvel, que ela não soube precisar a marca e o modelo, mas descreveu como um carro branco.
Foi o maior erro que ela cometeu na vida.
Momentos de terror
Imediatamente após ligar o veículo, o elemento começou a deixar as ruas centrais, tomando o rumo da Rodovia Waldomiro Correia de Camargo (Itu/Sorocaba).
Percebendo que algo estava errado, a mulher questionou o falso empregador sobre o rumo que estavam tomando, dizendo que estavam saindo da cidade.
O elemento, naquele instante começou a deixar claro que era um psicopata, ao dizer para a vítima que “ia lhe dar o serviço que ela queria”.
Aterrorizada a mulher começou a gritar para que o maníaco a deixasse sair. No desespero ela abriu a porta do carro para se jogar, mesmo estando em alta velocidade. Foi nesse momento que o psicopata pegou uma faca que estava no veículo e encostou na vítima, ameaçando mata-la ali mesmo se não fechasse a porta novamente e parasse de gritar.
Desesperada e chorando muito, a mulher obedeceu o maníaco.
Com uma mão no volante e outra roçando a faca no corpo dela, o pervertido conduziu a vítima até uma estradinha de terra, em frente ao Posto Catarinense.
Adentrando a referida estrada, o maníaco parou o carro em um local deserto.
Estuprador e vítima... estavam sozinhos.
Estupro consumado
Sabendo exatamente o que a mulher pretendia fazer (fugir), assim que parou o carro, o maníaco saltou para o banco da vítima e saiu do veiculo junto com ela pela porta de passageiros, sem tirar a faca do seu pescoço.
Em dado momento, a mulher tentou correr, mas foi segurada pelo cabelo e levou um soco nas costas.
Sob ameaça de morte, o criminoso obrigou a mulher a tirar toda a roupa e encostando a faca no pescoço, mandou que fizesse sexo oral nele.
Depois, obrigou a vítima a ficar de costas e a violentou das formas mais sádicas e brutais, que nem precisam ser descritas aqui.
Satisfeito com o terror que causou na mulher, o maníaco abandonou a vítima naquele local, após suas perversões sexuais, entrou no carro e desapareceu.
A vítima, muita abalada, saiu desesperada pela estrada pedindo ajuda e acabou sendo socorrida por um veiculo que passava pelo local.
Nesse intervalo a PM foi acionada e conduziu a vítima até o atendimento médico.
Retrato Falado
A reportagem da Folha esteve com a vítima e ouviu detalhadamente a história de terror que ela viveu. Pelo fato de ser desenhista, este repórter que redige esta matéria, pediu para que a mulher descrevesse o estuprador em detalhes. Muito abalada com o crime e com a imagem ainda nítida do maníaco na cabeça, a vítima foi fornecendo todos os detalhes do perfil físico do estuprador, enquanto o desenho era traçado.
A vítima contou que o criminoso havia acabado de raspar o cavanhaque e que a marca estava muito forte no rosto dele. Também disse que era um homem pardo, mais ou menos 1,70 de altura, cabelo escuro penteado para trás, aparentando estar com gel, forte, tipo segurança e barrigudo, porém não gordo. Ou seja, as mesmas características do criminoso que havia atacado cinco dias antes.
Ao ver o retrato pronto a vítima foi categórica ao afirmar “é este o homem que me violentou”.
A delegada doutora Lia Limongi, que responde pelo 3° DP e atualmente pela Delegacia da Mulher, entrou em contato com a reportagem do Folha e fez a apreensão do desenho, para que o mesmo fosse utilizado na investigação policial.
O retrato falado do suspeito também foi repassado para todos os jornais das cidades vizinhas.

Estuprador ataca novamente
Uma moto parada no acostamento da rodovia Valdomiro Correa de Camargo, próximo a balança de pesagem de caminhões, chamou a atenção da Polícia Militar, na noite do último domingo, por volta das 22h.
Estranhando o fato, os policiais que estava fazendo patrulhamento pelo local pararam e foram até a moto, quando viram um rapaz do outro lado da pista, gritando que a moto era dele.
Em seguida, os PMs ouviram mulheres pedindo socorro, saíram do mato gritando que tinham sido estupradas pelo dono da moto.
As vítimas uma doméstica de 33 anos e uma professora de 25 anos, ambas moradoras da cidade de Sorocaba, disseram aos policiais que o homem estava com uma arma, localizada no mato, próximo de onde ele havia saído.
As vítimas contaram aos policiais que tinham acabado de chegar de viagem e estavam indo para um ponto de ônibus, quando um indivíduo de capacete parou e as ameaçou com uma arma.
Assustadas, as moças foram obrigadas a entrar com marginal no mato.
Os minutos seguintes foram de desespero e medo. Durante quarenta minutos, as duas mulheres foram obrigadas a manter relações sexuais com o maníaco. Sem tirar o capacete e sem usar preservativo, o motoqueiro as obrigou a fazer sexo oral e anal.
Humilhadas e dominadas pelo medo, elas não tinham mais esperanças de sair com vida do local, já que todo o tempo o psicopata as ameaçava de morte.
Mas, de repente um barulho chamou a atenção do criminoso. Era a polícia. O motoqueiro então, vestiu sua calça e apontando a arma para a cabeça de uma das vítimas mandou que elas ficassem quietas, pois iria falar com os policiais.
Percebendo o que estava acontecendo, as mulheres não tiveram dúvida e saíram correndo em direção aos policiais, gritando que tinham sido violentas por aquele indivíduo e mostraram aos PMs o local onde o estuprador havia jogado a arma.
Sem saber o que fazer, o maníaco negou tudo e disse aos policiais que na verdade ele tinha sido parado pelas duas moças. Segundo ele, elas pediram para que as levassem até o bairro Portal do Éden em Sorocaba.
O motoqueiro contou que elas se oferecem pagar o serviço com favores sexuais e então entraram no mato. Lá, o estuprador disse que enquanto uma o masturbava, a outro pedia para que ele “enfiasse o dedo” em sua parte íntima.
Foi nessa hora que escutaram a polícia. Mas, ele conta que foi surpreendido com a atitude das moças, o acusando de abuso sexual. O rapaz negou tudo e disse também que não possuía arma.
Os policiais informaram que as moças iriam ser encaminhadas ao IML, onde passariam por exames para comprovar a versão delas.
Sabendo o que tinha feito, o indivíduo tentou fugir e entrou em luta corporal com os policiais. O rapaz foi dominado e recebeu voz de prisão.
O exame feito nas moças confirmou o estupro e o maníaco identificado como Marcone Ferreira dos Santos, de 28 anos, foi preso em flagrante. Os policiais também apreenderam seu revólver um, calibre 38 e munições.
Após investigações ficou comprovado que Marcone também era o sinistro GarraNegra, que havia violentado outra mulher meses antes. (Márcia Roldan)