terça-feira, 26 de agosto de 2008

QUEM MATOU ELAINE?

QUEM MATOU ELAINE CRISTINA?

Sexta-feira, 27 de outubro de 2006.
São 6 horas da manhã.
A jovem Elaine Cristina da Silva, acorda em sua casa localizada na Rua Lençóis Paulista, no Bairro Cidade Nova.
Seus dois filhos, um menino de cinco anos e uma menina de três, ainda estão dormindo.
Elaine tem 25 anos, é uma garota bonita, alegre, está sempre sorrindo e de bem com a vida. Mora com seus pais, gente simples e honesta, que lutou para criar os filhos com dignidade.
Elaine é solteira, mas tem um namorado, um rapaz com quem está há mais de dois anos.
Os pais não aprovam esse relacionamento. O namorado em questão é um presidiário, que está detido há um ano e quatro meses no CDP de Sorocaba. Dizem que é por tentativa de homicídio. Ele não é o pai do casal de filhos da jovem. Esses são de um relacionamento anterior. Mas, as frequentes visitas que a jovem faz ao rapaz, no Centro de Detenção Provisória de Sorocaba, resultaram em outra gravidez. Elaine espera um bebê. A gestação já está em três meses. Pode ser menino. Pode ser menina. Ninguém sabe. Ninguém nunca vai saber.
Já são quase 7 horas. O menino está acordado, lavou o rosto, trocou de roupas e agora toma o café da manhã. A jovem está ansiosa, como sempre fica nos dias que vai visitar o namorado no presídio.
Elaine sai de casa acompanhada do menino e o leva até o ponto de ônibus, onde de lá, ele será levado para a escolinha. O menino se despede da mãe, sem sequer imaginar, que esta será a última vez que ele a verá em sua vida. A menina ficou em casa dormindo. Nunca vai poder se despedir da mãe, que jamais voltará.
Do ponto de ônibus, Elaine não retorna mais pra casa. Ela vai direto para o presídio de Sorocaba. Não pega ônibus. Vai a pé. Essa é uma das rotinas mais perigosas e mortais da jovem. Todos que a conhecem no bairro, sabem que nos dias de visita ao CDP, ela vai sempre a pé e na volta pega carona na rodovia. Na maioria das vezes, com desconhecidos. Elaine costuma descer pelo barranco que dá acesso a Rodovia do Açúcar, pega a pista em direção ao Posto de Pedágio e vai na caminhada até chegar no bairro Aparecidinha, no município de Sorocaba, onde está localizado o presídio.
São exatamente 7h30 da manhã. A jovem já colocou seu filho no ônibus e pegou a estrada para ver o namorado.
E essa, é a última vez que a jovem é vista com vida.
 
 
O MISTERIOSO DESAPARECIMENTO
 
Manhã do dia seguinte.
A noite foi tensa na casa de Elaine.
Ninguém dormiu bem.
O pai, a mãe e os irmãos estão muito preocupados.
A filha saiu no dia anterior e não mais retornou pra casa.
Aquela sensação de que algo ruim possa ter acontecido, passa na mente de todos.
O pai, junto com uma cunhada de Elaine, decidem ir até o CDP, para saber a que horas a filha esteve lá no dia anterior.
No presídio, a notícia não é boa. A tensão cresce ainda mais quando os policiais informam que Elaine não esteve na unidade, na sexta-feira.
A suspeita de que algo de ruim possa ter acontecido aumenta ainda mais com essa revelação.
O pai começa a se lembrar de todos os conselhos que ele e a mãe deram para a filha. Ele se lembra das conversas que teve com ela, das perguntas que fazia, se ela estava metida com drogas ou alguma coisa errada, e lembra-se dela sempre negar qualquer envolvimento com esse tipo de coisa.
Na volta do CDP, o pai começa a refazer o caminho que Elaine fazia, em busca de alguma pista, de algum vestígio que possa ter sido deixado pela filha.
Um homem, residente em uma chácara nas imediações do CDP, ao ser indagado pelo pai da jovem, diz se lembrar de ter visto no dia anterior, uma jovem com as características de Elaine entrando em um carro pequeno, que ele não sabe precisar a marca ou modelo. O carro teria vidros insufilmados. O homem conta ainda, que, ao invés de seguir sentido Sorocaba, o veículo deu meia volta, fazendo sentido contrário. Outra pessoa indagada na rua, conta que viu a jovem por volta das 8h30 da manhã, caminhando pela pista, mas sentido contrário a Sorocaba. Desesperado, o pai dá queixa do desaparecimento na Polícia.
Os dias passam e Elaine não aparece. Os filhos choram pela mãe. E os pais pela filha.
A família toda, principalmente a cunhada e o pai, começam a vasculhar todas as matas no caminho que Elaine fazia. A saúde do pai vai ficando debilitada. Ele sofre muito com o sumiço da filha. A mãe, que sempre aconselhou a jovem positivamente, também sofre. A paz acaba naquela casa.
Todos os dias, no final da tarde, o pai de Elaine senta na frente da casa e fica olhando para os lados, distante, perdido, esperando que a filha volte. Mas ela não vai voltar. Nunca mais.
A irmã gêmea de Elaine começa a sonhar com ela. Nos sonhos, a jovem aparece com um semblante triste e pergunta para a família “quando é que vocês vão vir me buscar?”.
A família se desespera cada vez mais.
Nas ruas, as pessoas comentam ter visto Elaine num ônibus, num carro, num ponto de ônibus, com um amigo, com uma amiga, sozinha, acompanhada, mas é tudo mentira, é tudo invenção. A única pessoa que realmente viu Elaine e sabe onde ela está é o assassino que a matou.
 
 
UM ANO DEPOIS
 
Sorocaba, 30 de setembro de 2007.
Uma ligação anônima avisa a Polícia que tem uma ossada humana no meio de pés de eucaliptos, atrás do CDP. O local é coberto por um espesso matagal, que mal dava para entrar, mas recentemente, colocaram fogo na mata. E foi então que a ossada ficou visível.
A Polícia Militar e Civil chegam ao local.
A ossada é levada para o Núcleo de Perícias Médicas de Sorocaba. Os peritos descobrem que se trata de uma garota. Sabendo do desaparecimento de Elaine naquela região, um ano atrás, os policiais ligam para o irmão da vítima.
A família vai até o IML. Os ossos estão bastante queimados, devido ao incêndio que ocorreu na mata, mas um chinelo que a vítima usa, não deixa dúvidas. É Elaine. A irmã gêmea dela se submete ao teste de DNA para ter a confirmação. O exame vai demorar alguns meses para sair, mas todos já sabem o resultado.
O pai de Elaine, que durante mais de um ano procurou a filha exaustivamente, está cansado, sua saúde debilitada, o desgosto é profundo. Ele tinha esperanças de ver a filha entrando com vida pela porta a qualquer momento. Mas, agora ele sabe que ela está morta. O exame vai demorar cinco meses para sair. Mas o pai nunca vai ver o resultado. Ele morre antes. Mas no fundo, já sabe o resultado. Um pai sempre sabe.
É positivo.
 
 
O SEPULTAMENTO
 
Terça-feira, 29 de julho de 2008.
São 15h30.
Alguns membros da família de Elaine estão reunidos no Cemitério Municipal de Itu.
Os restos mortais da jovem finalmente serão enterrados.
Não há discursos, cerimônias, nada. Apenas um enterro simples. Muito já foi dito, tudo que era possível já foi feito.
Só resta agora sepultar o corpo da jovem, para que ela descanse em paz para sempre.
Nas ruas dizem muita coisa sobre o crime. Há muitos rumores e especulações. Alguns dizem que poderia ter sido algum tipo de vingança, outros dizem que ela pode ter sido morta por que presenciou algo que não devia, ou talvez até vítima de algum maníaco sexual. Segundo o IML, a vítima estava com o crânio quebrado, o que indica que ela foi morta possivelmente por uma pancada na cabeça.
Morta talvez por gente conhecida, talvez por gente estranha. Quem sabe morta por inimigos... ou até mesmo por “amigos”.
No submundo, alguns dizem que quem matou Elaine também já está morto.
Pode ser verdade, pode ser mentira.
Hoje, vários anos após esse crime cruel, praticado com requintes de crueldade, a família e a sociedade ituana ainda aguardam uma satisfação desse caso sinistro.
Quem matou Elaine?