terça-feira, 28 de agosto de 2007



O ano do terror
A morte rondou 1989, e como todos os anos, fez inúmeras vítimas, das formas mais variadas, mais cruéis e impiedosas. Assassinatos brutais, suicídios e muitos, muitos acidentes fatais, vitimaram homens, mulheres e crianças naquele ano.
Algumas vítimas dessa caçadora implacável, conseguiram sobreviver, mas carregarão para sempre, cicatrizes profundas de um pesadelo.
Não entrarei no aspecto das mortes violentas por acidentes e suicídios. Vou falar apenas de alguns crimes, crimes que abalaram Itu, no ano de 1989.
MENOR MATA MENOR
No dia 22 de fevereiro, após um desentendimento, entre dois menores, um acabou matando o outro com dois tiros certeiros. Era o início de uma nova temporada de crimes brutais em Itu.
ASSALTO E MORTE NO MOTEL
No dia 8 de março, três elementos fortemente armados invadiram um motel da cidade. Feriram os proprietários a tiros e mataram o vigia do local, um rapaz de 19 anos. Fugiram em seguida.
MORTE NA CADEIA
No dia 14 de abril, sete detentos da cadeia local entraram em luta corporal após um desentendimento. Quando a luta terminou, só restavam cinco. Dois estavam ensangüentados no chão. Mortos.
DOIS TIROS NA CABEÇA
Na segunda semana de abril, um rapaz levou dois tiros na cabeça em pleno centro da cidade. Conseguiu sobreviver. O autor dos disparos era desconhecido na ocasião do crime.
ESTUPRADA NO SÃO LUIZ
Uma estudante foi atacada e estuprada no bairro São Luiz, no feriado do dia 1º de maio. O maníaco fugiu.
ALVEJADA POR 4 TIROS
Uma mulher saiu de casa para trabalhar, no final de maio, e foi alvejada por 4 tiros certeiros. O atirador efetuou seis disparos e fugiu logo sem seguida. Apenas quatro acertaram a mulher, que sobreviveu. O motivo do crime e o autor eram desconhecidos na ocasião.
MATOU PARA LAVAR A HONRA DAS FILHAS
No dia 1º de junho, um homem de 37 anos matou a tiros o vigia de uma cerâmica da cidade. Motivo: dias antes o vigia havia tentado violentar suas duas filhas, conforme alegou na época. Saiu em liberdade.
CADÁVER ASSUSTADOR
No dia 2 de julho, crianças brincando no córrego Guaraú, se assustaram ao encontrar um cadáver aterrador, totalmente aprodrecido no local. O corpo era de um indigente.
VIOLENTAVA E RETALHAVA
Durante meses, Dionísio Moraes de Araújo, aterrorizou as mulheres da vizinha cidade de Cabreuva. Enquanto estuprava suas vítimas, mulheres jovens que escolhia a dedo, ele arrancava pedaços da carne delas, com um alicate, uma tesoura, uma chave de fenda e é claro, extrema crueldade.
A “Besta de Cabreuva”, como ficou conhecido, foi preso pelo próprio delegado doutor Góes (na época titular de Cabreuva) e sua equipe de policiais. Pode estar solto a essas alturas. Foi preso no início de julho.
MORTO NA ESCOLA
O corpo de uma garoto, menor de idade, foi encontrado nos corredores da escola Francisco Nardy Filho, na manhã do dia 31 de junho. Tinha uma seringa nas mãos e estava morto com um tiro na boca.
MENINA DE 5 ANOS VIVIA EM CHIQUEIRO
Crime covarde e hediondo, a polícia descobriu no início de agosto. Uma garotinha de apenas 5 anos, era mantida em um chiqueiro, junto com vários cães, pela própria tia, uma aposentada. A menina era obrigada a comer nas mesmas vasilhas dos animais e dormir com eles. Os maus tratos ocorriam freqüentemente. Os pais da vítima declararam não saber que o fato ocorria. A aposentada foi presa em flagrante na época. A menina, hoje, se estiver viva, é uma moça de 22 anos.
CASTROU-SE APÓS TENTAR MATAR A MÃE
No final de agosto, um individuo de 40 anos, que já havia assassinado seu irmão a tiros, castrou a si mesmo, após uma tentativa frustrada de matar a própria mãe, que só não morreu porque foi salva por vizinhos. Foi internado em um sanatório.
PM MATA CINCO FUGITIVOS
Na madrugada do dia 1 de outubro, 12 criminosos fugiram da cadeia de Porto Feliz, fazendo funcionários de refém. Sete desapareceram do mapa, mas cinco deles, tiveram a infelicidade de trocar tiros com a PM de Itu, Salto, Porto Feliz e Sorocaba, durante uma perseguição que terminou na Rodovia do Açúcar. Os cinco foram executados no local pelos policiais.
ESFAQUEADO E QUEIMADO
Um rapaz de 17 anos foi morto a facadas e teve seu corpo incinerado em um barraco da Estrada Sete Quedas, no início de novembro.
O MONSTRO DE INDAIATUBA
Após um intensivo trabalho de investigação a polícia de Indaiatuba capturou o perigoso “Monstro de Indaiatuba”. A prisão ocorreu no dia 20 de novembro.
Em doze meses o maníaco havia estuprado sete meninas entre 7 e 13 anos, sempre na periferia da cidade, no momento em que iam para a escola. Ameaçava matar as meninas com uma faca, caso reagissem.
Surpresa: O monstro de Indaiatuba, era na verdade um ituano residente aqui na cidade. Pior, era um homem casado, pai de família, supervisor de vendas de uma empresa de Campinas. Usava o carro da empresa, um Voiage branco, para caçar suas vítimas. Pode estar solto hoje.
Esses foram os principais crimes ocorridos em 1989, o ano em que a bruxa esteve solta em Itu.
Há quem diga que ela está solta até hoje.